Soledade: Após colidir e derrubar poste, mototaxista é atropelado e morre

abril 18, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

3

Um acidente com sinais de atropelamento ocorrido por volta das 3 horas da madrugada deste sábado (18) na cidade de Soledade, vitimou o mototaxista Orquimedes Ramos de 29 anos. O acidente ocorreu na BR 230 na entrada da cidade

O mototaxista não usava capacete na hora do acidente e ao colidir com um poste de iluminação pública chegou a derrubá-lo com a intensidade do impacto, o que leva a crer na aplicação de alta velocidade. Após a colisão o mototaxista caiu na pista de rolagem e foi certamente atropelado por um caminhão que chegou a dilacerar a cabeça da vítima.

O corpo do mototaxista foi conduzido ao Instituto de Medicina Legal de Campina Grande (IML)

HSBC PODE DEIXAR O BRASIL, DIZ FINANCIAL TIMES

abril 18, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

2

Envolvido em uma série de escândalos e diante de fracos resultados financeiros em vários países, o banco britânico HSBC considera vender a operação de varejo e uma parte do seu banco de investimento no Brasil como parte do seu novo plano estratégico, segundo a edição online do jornal Financial Times. O desinvestimento no Brasil, conforme a publicação, faz parte do plano do banco de sair de mercados emergentes em um esforço para ser “simples e menor”.

Essa estratégia está acelerada e inclui não só venda de ativos no Brasil, mas também na Turquia, conforme publicou o FT, citando fontes que pediram anonimato. A saída de mercado emergentes vai, de acordo com a publicação, de encontro com o direcionamento anterior, que durante anos foi seguido pelo HSBC, de ser um banco global com atuação local.

Considerado o maior banco europeu em valor de mercado e com presença em mais de 80 países, a instituição tem adotado uma postura mais defensiva após o envolvimento em uma série de escândalos e ter apresentado o lucro anual mais baixo dos últimos cinco anos. A filial do HSBC na Suíça é personagem central de um escândalo tributário que está sendo investigado em vários países. A subsidiária teria colaborado com algumas dezenas de milhares de clientes para evitar o pagamento de impostos. No Brasil, o HSBC também está sendo investigado por suposta relação entre contas da filial suíça com o escândalo de corrupção na Petrobras.

A Agência Estado entrou em contato com a área de comunicação do HSBC em Londres, mas nenhum porta-voz estava disponível para comentar o tema

Lucena goleia o CSP e sai da zona de rebaixamento; Santa Cruz empata com Miramar

abril 18, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

 

O time do Lucena conseguiu uma vitória folgada sobre o CSP e acabou com o desejo do Tigre Praiano de encostar no vice-líder, o Treze. A vitória do Tubarão do Norte deixa o time respirando mais aliviado, saindo da zona de rebaixamento, cedendo o penúltimo lugar na tabela para o Santa Cruz.

Os gols do  Lucena foram marcados por Thalisson aos 6 minutos do primeiro tempo; Erivan fez dois, o primeiro aos 15 minutos e o segundo aos 25, também do primeiro tempo e o 4º gol do Tubarão do Norte foi marcado por Ribinha, aos 34 minutos do segundo tempo.

Já o empate entre o Santa Cruz e Miramar não trouxe avanços para nenhuma das equipes. Os gols da partida foram marcados por Danilo Itaporanga, para o Santa Cruz, aos 21 minutos do segundo tempo; e Everton deixou tudo igual para o Miramar aos 34.

Com os placares da tarde, as mudanças na tabela são as seguintes, o Lucena vai a 13 pontos e deixa a zona de rebaixamento. O Santa Cruz vai a 12 e desce para o G2 e o Miramar continua segurando a lanterna da competição com 5 pontos

Os próximos jogos acontecem na quarta-feira (22). O  Lucena tenta continuar com a boa maré e jogará tudo contra o Auto Esporte. O CSP tenta reverter o vexame ao receber Atlético de Cajazeiras em casa

Já o Santa Cruz tentará vitória contra o Campinense e o Miramar pega o vice-líder Treze.

Sumé receberá Encontro Espírita do Cariri paraibano.

abril 18, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

enecear2

A cidade de Sumé será sede no dia 31de maio do 4º ENECAR Encontro Espírita do Cariri paraibano.

Este ano, o evento terá como tema: “ A justiça da reencarnação: 15 anos do livro do céu e do inferno”.

O encontro vai acontecer na Câmara de vereadores do município, e contará com preces, seminários, sessão de perguntas, palestras, e momento musical.

Entre os palestrantes estarão Marco Lima, Rebecca Arruda e Carlos Alberto (FEPB/JP).

O evento deve começar às 09 da manhã e se estender até o final da tarde. Maiores contatos e informações já podem ser adquiridos com Adriana 9903 3296, e Rita 9674 3339.

 

Roubaram o comércio e acabaram sendo presos em Monteiro

abril 18, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

presos

Foram presos no início da noite de hoje (18) na cidade de Monteiro, Felipe Henrique de Souza, de 19 anos, e Jefferson dos Reis Coimbra Silva, eles são naturais do estado do Rio de Janeiro, precisamente da rocinha.

A dupla roubou bebidas, celulares e carnes nos supermercados de Edmar e Fernando do Tempero, além da loja de Renato. Os dois foram presos por policiais civis e militares e levados para a delegacia regional para ser autuado pelo delegado de plantão Dr. Luiz Xavier.

Os pertences foram devolvidos as vítimas.

VITRINE DO CARIRI

Com informações de Paulo Viana

Professores do Estado decidem por continuidade da greve

abril 18, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

greveNem demorou muito. A assembleia dos professores agendada para a tarde desta sexta-feira(17) não durou mais que 15 minutos. A reunião seria para decidir pelo fim(ou não) da greve e foi marcada por muita discussão.

Aproximadamente 500 professores compareceram ao Clube Guarani, no Róger.

A confusão começou após o Sindicato dos Trabalhadores em Educação(Sintem) apresentarem a pauta, cuja proposta era de 3% de aumento para a categoria. O Fórum de Educação Permanente da Paraíba se posicionou contra o percentual e reivindica 20% de aumento. O impasse pôs fim a assembléia e maioria deciciu pela continuidade da greve.

Efraim Filho vai relatar PL que agrava acidente resultante de álcool e direção

abril 18, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

efraimfilhoO deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas) recebeu em seu gabinete a visita da ONG “Nâo Foi Acidente”, movimento que surgiu há 3 anos e meio após ter início a iniciativa popular que busca dar mais rigidez aos acidentes de trânsito causados por condutores alcoolizados. Com mais de 1 milhão de assinaturas, o Projeto de Lei do Movimento Não Foi Acidente foi aprovado na Comissão de Viação e Transporte e encaminhado para Comissão de Constituição e Justiça onde terá como relator o deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas).

São mais de 60 mil mortes na violência viária todos os anos, e o Movimento Não Foi Acidente quer que, através de leis mais rígidas, os motoristas deixem de cometer crimes bárbaros e causar mortes que poderiam e deveriam ser evitadas.

O parlamentar ressaltou a importância da relatoria: “Com muito prazer e com sentimento de grande responsabilidade recebo a relatoria desse Projeto na Comissão de Constituição e Justiça, onde poderemos contribuir com essa iniciativa popular que visa coibir os crimes de trânsito envolvidos com álcool, e que terminaram em vítimas fatais, deixando traumas nas famílias, esperamos também contribuir com o caráter educativo dessa medida para que aqueles que bebam nunca dirijam”, declarou.

O movimento “Não Foi Acidente” surgiu quando Miriam e Bruna Baltresca morreram atropeladas por um motorista embriagado em setembro de 2011. Rafael Baltresca criou o movimento e, em 15 de outubro do mesmo ano, houve a “Caminhada para a Vida”, momento em que a petição pública teve início.

Logo depois, o Movimento se juntou ao Movimento Viva Vitão, criado pelos familiares e amigos do Vitor Gurman, morto em um atropelamento em julho de 2011. Vitor também foi vítima de uma motorista embriagada. Viva Vitão recebeu apoio dos familiares de vítimas de crimes de trânsito. Maria Luiza Hausch é mãe de Alex Hausch, vítima fatal de um crime de trânsito. Lourdes Nunes é mãe de Luís Aceto e nora de Eveline Soares, ambos mortos em 2001.

O projeto de lei, depois da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), será analisado pelo plenário para depois ir para o Senado e Presidência.

 

Escolas têm até dia 29 para passar frequência dos beneficiários do Bolsa Família

abril 18, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

cartao-bolsa-familiaAs escolas têm até o próximo dia 29 de abril para informarem a frequência dos alunos beneficiários do Bolsa Família no Sistema de Presença do Ministério da Educação. Os dados são referentes ao primeiro período do ano letivo de 2015 (fevereiro/março) e começaram a ser registrados no dia 1º de abril. O repasse das informações é feito pelas secretarias municipais de Educação e o monitoramento pelos gestores do Bolsa Família.

A diretora substituta de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Juliana Agatte, explica que o acompanhamento da frequência às aulas tem como objetivo reforçar a inclusão e a permanência escolar. “É por meio do registro de presença das crianças e dos adolescentes beneficiários do Bolsa Família que monitoramos quem está frequentando as aulas e quem, por algum motivo, apresenta dificuldades no acesso a este serviço básico.”

Segundo Juliana, é importante que as redes de educação compreendam a importância do registro da frequência escolar do programa e façam isso nos prazos estabelecidos. “Os casos recorrentes de baixa frequência sinalizam alguma situação de vulnerabilidade ou risco social, que devem ser acompanhados pela assistência social no município, em conjunto com a área de educação”, explica.

Os próximos períodos de registro de dados no sistema serão, respectivamente: 1º a 26 de junho (bimestre abril/maio); de 1º a 28 de agosto (junho/julho); 1º a 30 de outubro (agosto/setembro); e 1º a 23 de dezembro (outubro/novembro).

O acompanhamento da frequência escolar é feito bimestralmente para os beneficiários entre 6 e 17 anos de idade.

Entre outubro e novembro do ano passado, último período letivo, mais de 15,7 milhões de crianças e jovens beneficiários do Bolsa Família tiveram sua frequência escolar acompanhada. Mais de 96% desse montante, 15,1 milhões de alunos, cumpriu a frequência mínima exigida. Alunos de 6 a 15 anos devem frequentar pelo menos 85% das aulas, e jovens entre 16 e 17 anos devem ir a pelo menos 75% das aulas.

João Henrique defende que CPI da Telefonia tenha foco ampliado para região de Princesa Isabel

abril 18, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

jh2O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, João Henrique (Democratas), defendeu nesta sexta-feira (17) que a CPI da Telefonia, recém-instalada, priorize também os municípios por regiões nas audiências que realizará.

João Henrique sugeriu que “a CPI deve fazer um mapeamento dos problemas através das cidades polos, de maneira a escutar a população e atender a todos os municípios”.

Ele citou o caso de Princesa Isabel, “onde a população – refém da operadora de telefonia móvel que detém mais de 85% das linhas – há anos sofre com o serviço precário, com queda brusca de sinal, chamadas interrompidas, ligações incompletas, entre outros problemas”.

O parlamentar lembrou que, “apesar de audiência pública realizada na Câmara Municipal em maio de 2012, com a participação de diretor regional da empresa e de representante da Curadoria do Consumidor do Ministério Público da Paraíba, tudo continua como antes, sem solução, mesmo com a existência de Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado”.

“O problema piorou em Princesa Isabel e nos municípios polarizados, como Manaíra, São José de Princesa, Tavares, Juru, Imaculada e Água Branca. As ações da CPI da Telefonia devem alcançar esses municípios, cujos usuários  esperam uma resposta positiva para solucionar a má qualidade do serviço prestado pela operadora”, afirmou.

Todo dia é dia de índio

abril 18, 2015 por · Comentário
Categoria: Paiva Netto 

paivaPor Paiva Netto

Os registros históricos relatam que, no I Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido no México, em 1940, representantes de diversos países convidaram os índios a se sentarem à mesa para o debate cujo tema central era a própria situação deles no continente americano. A princípio, os protagonistas do evento, receosos, não compareceram. Porém, no dia 19 de abril, numa demonstração de cordialidade, aceitaram participar do acontecimento. Por isso, nessa data foi instituído o Dia do Índio. O objetivo principal era o de exigir dos governos a criação de políticas que salvaguardassem a cultura e a qualidade de vida dos povos indígenas. No Brasil, em 2 de junho de 1943, o presidente Getúlio Vargas (1883-1954) assinou o decreto de lei n° 5.540, determinando que no país aquela data também fosse dedicada ao índio.

Ao longo do tempo, apesar dos esforços de garantir a eles o direito de viver em suas terras com dignidade, há muito o que fazer ainda. Eles são merecedores do maior respeito. Os versos do entusiasta Jorge Ben Jor, na composição em parceria com o saudoso Tim Maia e imortalizados na voz de Baby do Brasil cá na Terra Brasilis, valem nossa reflexão: “(…) Pois todo dia, toda hora, era dia de índio/ Mas agora eles só têm um dia / O dia dezenove de abril (…)”.

Sepé-Tiaraju

A história de nosso povo e de sua luta por tornar o país soberano tem, na atuação dos índios, capítulo dos mais relevantes. Grandes guerreiros o grafaram com as tintas da coragem e do amor ao torrão natal. Um deles, Sepé-Tiaraju, guarani de São Miguel das Missões, teve seu nome inscrito em 18/4/2006, pelo Senado Federal, no “Livro dos Heróis da Pátria”. A honrosa distinção partiu de um projeto do senador pelo Rio Grande do Sul dr. Paulo Paim.

O Brasil que desejamos ver progredir, nunca deixando de lado seu natural espírito solidário e fraterno, é composto também por decididas almas, como a de um Sepé-Tiaraju que, a 7 de fevereiro de 1756, na resistência à invasão dos Sete Povos das Missões, bradou: “Esta terra tem dono!”.

De fato, esta terra é de Jesus, a presença que a todos ilumina! E como gosta de saudar um Irmão Índio, grande amigo nosso, conhecido como Flexa Dourada (Espírito): “Salve, Jesus!”.

Próxima Página »

  • Publicidade

    moveletro


    fabiano-escritorio2
    a1
    a1





    missionario flaviano banner