BANNERNOVO

PREFEITURA DE MONTEIRO PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO PARA ALFABETIZADORES.

novembro 21, 2014 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

A Prefeitura Municipal de Monteiro promove a partir da próxima Segunda feira, dia 24, o Curso de Formação Inicial para Alfabetizadores e Coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado.

Este ano, o evento terá sua abertura às 07 e 30 da manhã da Segunda feira no Teatro Jansen Filho e será voltado para os jovens alfabetizadores que estarão formando suas turmas de alunos para mais uma etapa do importante programa de alfabetização do Ministério da Educação.

A Capacitação será ministrada pelo Instituto Saber de Cajazeiras, e faz parte da estratégia de ações do Programa Brasil Alfabetizado, sendo uma determinação pessoal da Prefeita Edna Henrique, com o intuito de capacitar os alfabetizadores que terão a importante missão de levar o conhecimento às pessoas que já passaram da faixa etária sem aprender a ler ou a escrever.

“São pessoas na maioria das vezes, de idade avançada, que trabalham o dia todo, mas que com muito esforço e graças ao programa Brasil Alfabetizado praticamente passarão a viver uma nova vida, após aprender as primeiras letras”, disse a Secretaria Ana Lima.

O Programa Brasil Alfabetizado tem crescido a cada edição na cidade de Monteiro, e é realizado pela Prefeitura Municipal com o apoio total do Ministério da Educação, Plano de Desenvolvimento da Educação e Governo Federal.

Lojas são assaltadas em Serra Branca e Sumé

novembro 21, 2014 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

Duas boutiques foram assaltadas simultaneamente no início da tarde desta quinta-feira (20) em Serra Branca e Sumé. A polícia investiga se a ação foi liderada por uma mesma quadrilha, que de forma similar arrombaram a porta e furtaram a mercadoria de estoque das lojas Gilza em Serra Branca e Miosótis em Sumé.

Na cidade de Serra Branca, a Gilza foi furtada por volta das 13 horas. As funcionárias da loja haviam saído para o horário de almoço e não acionaram o alarme, o que facilitou a ação dos criminosos.

Mesmo o estabelecimento estando localizado no centro comercial de Serra Branca, ninguém viu a porta de vidro ser arrombada e os bandidos entrarem no local para fazer a farra no estoque. De lá foram subtraídas calças, camisas e blusas masculinas e femininas. O prejuízo ainda não foi calculado, mas deve ser superior a R$ 5 mil.

Em Sumé, a loja furtada no mesmo molde foi a Miosótis. Calçados e bolsas diversas foram levadas do estoque e o prejuízo também foi alto. Entre R$ 5 e 10 mil do estabelecimento foi furtado em mercadoria.

Na loja em Sumé, o circuito interno de câmeras flagrou tudo. Uma moça aparentando 20 anos de idade foi a responsável pelo furto e a polícia faz diligências na tentativa de localizá-la.

A Polícia Civil acredita que os dois crimes tenham autoria do mesmo grupo criminoso e que tenha sido liderado por três mulheres.

Cine Congo atrai centenas de amantes do cinema neste final de semana

novembro 21, 2014 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

Os 600 lugares reservados para exibição de filmes em plena praça pública da cidade do Congo, no Cariri paraibano, serão pouco diante da nova janela aberta na 6ª edição do CineCongo. Este ano, o evento gratuito terá transmissão pela internet, por meio do site oficial, a principal novidade desta edição.

Nesta quinta-feira, o festival começou às 19h, com apresentações culturais em homenagem ao Dia da Consciência Negra, na Praça do Cinema. Na sequência, a exibição do curta cearense de ficção Desencontro Marcado (2013) e do documentário Cidade de Deus – 10 Anos Depois (2014).

“Nossa proposta não é apresentar uma enxurrada de filmes, até porque temos a preocupação é com a formação de público para o cinema. Por isso, articulamos os filmes de forma que eles dialoguem entre si”, comentou o diretor do festival, José Dhiones.

O evento polariza a região e atrai caravanas de cidades circunvizinhas. Pelo menos seis já confirmaram presença (Coxixola, Caraúbas, São José dos Cordeiros, Serra Branca, Camalaú e Monteiro), principalmente para as atividades desenvolvidas pela manhã e à tarde, na Mostra Infantil, voltada para os alunos de escolas públicas.

A programação segue até o próximo domingo, quando serão conhecidos os vencedores, na categoria Melhor Filme das Mostras Competitivas Brasil, Nordeste, Paraíba, Cariri e Júri Popular.

 

Monteiro recebe peça teatral sobre educação no trânsito

novembro 21, 2014 por · Comentário
Categoria: Notícias 

 

 1

A cidade de Monteiro receberá neste Domingo, dia 23, na Praça Parque das Águas, um espetáculo produzido especialmente para a campanha de educação para o trânsito na Paraíba. O espetáculo itinerante, de teatro de rua “Cordel do Carro Encantado”, que integra as ações da Semana Nacional do Trânsito na Paraíba.

O projeto foi proposto pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PB), “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, levando a sociedade a refletir sobre de que maneira cada um pode contribuir para a construção de um trânsito melhor, mais seguro e mais humano.

O Cordel do Carro Encantado, de autoria de Tarcísio Pereira, é encenado por atores do grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, com direção de Mirtthya Guimarães e supervisão de Humberto Lopes, especializado em técnicas de Teatro de Rua.

O espetáculo tem 35 minutos de duração e pretende despertar o público para a conscientização das regras do trânsito. Para tanto, foi concebida uma dramaturgia que conta a história de um acidente automobilístico em que tudo se sabe menos quem foi o carro culpado pela colisão.

Na comédia, todos os personagens são carros e moto, os atores interpretam os veículos numa espécie de trama policial para se descobrir qual o carro foi responsável pela fatalidade no trânsito. Uma peça cheia de surpresas, música e alegria, em ritmo de cordel, onde todas as falas são rimadas do início ao fim.

A exibição do espetáculo é fruto de mais uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Monteiro, e o Campus 06 da UEPB. A encenação começa as 19 e 30.

 

CAMPEONATO DE VETERANOS DE MONTEIRO PROSSEGUE NESTE FINAL DE SEMANA;

novembro 21, 2014 por · Comentário
Categoria: Notícias 

a

Depois de uma primeira rodada de muitos gols, média de 4,5 por partida, o 2º Campeonato de Veteranos de Monteiro, prossegue neste Domingo com a realização de 4 partidas.

Os jogos do grupo A serão realizados pela manhã, enquanto que os confrontos da Chave B serão realizados no horário da tarde no Estádio O Feitosão. Confira a tabela:

2ª RODADA:

DOM: 23.11

08:00-  PITOMBEIRA X ALTO ESPORTE- A

09:30- ANGIQUINHO X MERCADINHO SÃO LUCAS-A

 

14:00- CUPIRAS X FLAMENGO DA RUA DO CAMPO-B

15:30- AGA X COWBOY- B

O Campeonato Monteirense de veteranos é uma realização da Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Esportes, com apoio do Portal Tribuna do Cariri.

COMUNIDADE DO SÍTIO TINGUÍ REALIZA TRADICIONAL FESTA DE PADROEIRO.

novembro 21, 2014 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

A Paróquia Nossa Senhora da Dores estará realizando neste final de semana,  nos dias 21,22 e 23 de Novembro a tradicional Festa do Padroeiro Menino Jesus de Praga na comunidade rural do Tinguí.

A programação da festividade que anualmente atrai centenas de monteirenses, moradores de comunidades vizinhas e moradores da região que hoje residem em outras cidades e estados, será a seguinte:

PROGRAMAÇÃO:

DIA 21 (SEXTA-FEIRA)

05:30 – OFICIO

06:30 – PROCISSÃO DA BANDEIRA ( SAINDO DA RESIDÊNCIA DO CASAL GIVA E VALDA)

19:30 – VIGÍLIA MISSIONÁRIA

 

DIA 22 ( SÁBADO )

5:30 – OFÍCIO

19:30 – CELEBRAÇÃO COM O EJC

 

DIA 23 ( DOMINGO )

15:30 – PROCISSÃO DO MENINO JESUS DE PRAGA ( SAINDO DA RESIDÊNCIA DO CASAL CAMBOTA E CIDOCA )

16:30 – CELEBRAÇÃO DA MISSA

  • TODOS OS DIAS HAVERÁ QUERMESSE

A Prefeita Edna Henrique estará sendo representada no evento pelo Vice Prefeito Cajó Menezes e a equipe de secretariado, que estarão prestigiando e também colaborando com a realização do evento.

Semana da Consciência Negra do Cariri continua no CDSA

novembro 20, 2014 por · Comentário
Categoria: Notícias 

aa

Está sendo realizado desde esta quarta-feira (19) no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, a Semana da Consciência Negra do Cariri, com a realização de palestras, mesas redondas e minicursos.

A organização da Semana é do programa Proext-CDSA e PET – Gestão Pública com apoio do CREAS-Sumé, da Account-Empresa Junior de Gestão Pública e da Conexão Brasil-África-França–Projeto Berimbaobab.

Veja a programação do evento:

Quinta-feira – 20 de novembro

8h – Ações Pedagógicas Afro-brasileiras no contexto das escolas do cariri paraibano (PIBID)

Local: (Auditório-CDSA)

 

9h às 12h – Minicursos:

1.Escravos e escravidão no semiárido paraibano

Prof. Dr. Faustino Teatino

 

2.Gestão Pública e direitos humanos: construção da cidadania

Prof. Ms. José Irivaldo

 

3.Leitura Iconográfica da população negra no livro didático

Prof. Ms. Rivaldo Amador de Sousa

 

4.Democratização e inclusão da população negra das políticas públicas

Prof. Ms. Marciano Monteiro

 

14h – Relato de Experiências das atividades do CREAS- Sumé

Iris Oliveira Guimarães (Coordenadora CREAS)

Karina Xavier Barosi (Advogada)

Maria Alzuite Pontes (Psicóloga)

Local: Auditório (CDSA)

 

19h30min – Palestra: Novos tempos do trabalho

Prof. Dr. Roberto Veras (UFPB) (Programação Extra-Evento)

Local: (Auditório-CDSA)

 

Sexta-feira – 21 de novembro

9h às 12h – Minicursos:

 

1.Escravos e escravidão no semiárido paraibano

Prof. Dr. Faustino Teatino

 

2.Gestão Pública e direitos humanos: construção da cidadania

Prof. Ms. José Irivaldo

 

3.Leitura Iconográfica da população negra no livro didático

Prof.Ms. Rivaldo Amador de Sousa

 

4.Democratização e inclusão da população negra das políticas públicas

Prof. Ms. Marciano Monteiro

 

19h – Grupo de Capoeira Regional

Responsável: (Mestre Marxiste)

 

19h30min – Conferência de Encerramento: Análise da Dinâmica da Violência Racial na Paraíba e no Brasil

Prof. Dr. José Maria Nóbrega

Local: (Auditório-CDSA)

(Rosenato Barreto)

Pesquisa mostra vereadores mais atuantes de SB: Flávio Torreão 25,6%; Galeguinho 23% e Diógenes Sales 21,7

novembro 20, 2014 por · Comentário
Categoria: Notícias 

aa

Todos os anos, o Instituto Tiradentes sediado em Viçosa – MG realiza pesquisas em municípios de vários Estados brasileiros com o intuito de destacar os políticos mais atuantes de cada município. Mediante a consulta de opinião pública realizada, por amostragem, via contato telefônico no município de Serra Branca, apurou-se que os três vereadores com melhor atuação foram Flávio Torreão (PR), Josenildo Gonçalves “Galeguinho” (PT) e Diógenes Sales (PR).

A consulta popular do Instituto Tiradentes é feita através do Sistema SENTIO de pesquisa. Esse sistema realiza pesquisas por telefone, onde é elaborada uma pergunta com os nomes de todos os vereadores da cidade. O cidadão escolhe pelo próprio telefone qual o parlamentar mais atuante.

Para garantir a lisura do processo, o Instituto Tiradentes possui um banco de dados com mais de 120 milhões de telefones de todo Brasil. Dependendo da quantidade de habitantes de cada cidade – Probabilidade Proporcional ao Tamanho-IBGE, são sorteados pelo computador entre 70 a 1.500 números de telefones para fazer parte da pesquisa, objetivando sempre que os resultados representem a situação da população dos municípios.

1º COLOCADO

A pesquisa ouviu 234 pessoas na cidade de Serra Branca e o primeiro colocado com 25,6% foi o vereador governista Flávio Torreão, que está no seu primeiro mandato na Casa Leidson da Silva. Flávio é vereador de situação e tem uma forte penetração no eleitorado jovem. O parlamentar se destacou ao apresentar na Câmara de Vereadores de Serra Branca uma indicação para a criação do conselho do transporte universitário, que tem entre outros objetivos a intenção de criar um fundo financeiro capaz de custear metade dos gastos com transporte universitário no município. O projeto tem gerado grande expectativa junto a classe estudantil.

Apesar de não se pronunciar sobre as eleições de 2016, Flávio tem seu nome cotado para disputar a Prefeitura do Município, até por ter sido o único vereador do grupo governista que apoiou os candidatos do Prefeito Eduardo Torreão nas eleições de outubro e saiu vitorioso. Quando indagado sobre a possibilidade de concorrer ao Executivo, o jovem parlamentar prefere não se antecipar na discussão e adota cautela sobre o assunto.

2º COLOCADO

O 2º colocado na pesquisa com 23% dos votos vem do grupo de oposição. O vereador Josenildo Gonçalves (Galeguinho) está no seu segundo mandato e também já foi Diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura de Serra Branca.

Dividindo seu tempo entre aulas de Educação Física e os trabalhos legislativos, Galeguinho tem um mandato de forte influência entre os jovens e desportistas da sede e também de comunidades rurais de Serra Branca. Adota uma postura contundente de oposição ao Governo Dudu Torreão na Câmara de Vereadores e foi o vereador mais votado do grupo de oposição nas últimas eleições.

Espontaneamente, Galeguinho vem sendo apontado como um bom nome do grupo oposicionista para disputar a Prefeitura de Serra Branca em 2016, inclusive apoiando todos os candidatos que foram majoritários nas últimas eleições estaduais no município. Quando perguntado se lançará seu nome para a disputa majoritária de Serra Branca no próximo pleito, o vereador apenas afirma que é um soldado do Partido dos Trabalhadores e atuará onde for convocado pela militância.

3º COLOCADO

O 3º parlamentar mais atuante, segundo a pesquisa, é um dos representantes dos Distritos de Santa Luzia do Cariri e Sucuru. Diógenes Sales obteve 21,7% da preferência do eleitorado serra-branquense e surpreendeu por mostrar força política não apenas em sua área de atuação mais forte, mas em todo o município.

O vereador, que é filho do Vice-Prefeito Joda Zuza, está no seu primeiro mandato. Tem se destacado por conseguir unir um mandato técnico na Câmara Municipal e um trabalho de assistência permanente aos dois distritos, além de ampliar sua base na zona urbana de Serra Branca.

A surpresa em relação ao vereador Diógenes se dá devido ao fato de que os moradores dos Distritos de Santa Luzia do Cariri e Sucuru quase não dispõe de telefonia fixa (via na qual a pesquisa é realizada), mostrando que o jovem vereador vem conseguindo ampliar o número de admiradores também na cidade de Serra Branca.

OUTROS

Segundo o levantamento feito pelo Instituto Tiradentes, os demais 6 vereadores da Casa Leidson da Silva obtiveram juntos 29,7% da preferência do eleitorado serra-branquense. Por metodologia própria do Sistema SENTIO de pesquisa, o Instituto divulga apenas o nome dos três primeiros colocados.

De Olho no Cariri e Paraíba Mix

 

 

Ex-jogador Oscar Schmidt é vaiado e xinga plateia em palestra em Caruaru

novembro 20, 2014 por · Comentário
Categoria: Notícias 

aa

 O ex-jogador de basquete da Seleção Brasileira Oscar Schmidt, de 56 anos, foi vaiado durante palestra realizada no último domingo (16) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Mais de dois mil alunos de uma faculdade particular do Interior pernambucano estiveram presentes no evento realizado em um shopping center da cidade. A palestra repercutiu negativamente nas redes sociais. O jogador foi alvo de críticas.

De acordo com Marcos Ferreira, aluno de educação física, que esteve na palestra, o ex-jogador foi “grosseiro com o público” e não estaria preparado para realizar palestras. “Nós tivemos que passar por momentos constrangedores. Ele começou a falar vários palavrões desnecessários, foi mal educado com as pessoas. As pessoas que foram para admirar e ouvir a história dele começaram a vaiar. Ninguém estava acreditando naquilo. Mais de 500 pessoas abandonaram a palestra antes da metade”.

Ainda segundo Marcos, Oscar começou a ficar irritado por causa de uma falha no sistema de som do evento. “O microfone sem fio dele estava dando interferência e ficava fazendo um barulho. Ofereceram outro microfone para ele, mas ele disse que não usava aquele tipo porque era microfone de amador. Enfim, eu fui ver um exemplo, esperando levar ensinamentos para minha vida profissional, e saí com uma sensação terrível. Ele disse que sairia com uma má impressão de Caruaru, mas ele que destruiu tudo que nós pensávamos sobre o atleta”.
A estudante de Letras Cybeli Oliveira também reclamou da condução da palestra. Ela fez um texto e publicou em uma rede social. Segundo ela, “a palestra foi uma total baixaria, chamou vários palavrões, insultou e humilhou a plateia em todos os momentos, reclamava o tempo todo com as pessoas que estavam tirando fotos dele dizendo que estava ali para contar a história dele e não para ser fotografado, pois quem quisesse tirar foto dele poderia ir embora. […] Enfim, só presenciei apenas 15 min de palestra, pois eu e mais centenas de pessoas nos retiramos dali, pois esses poucos minutos foram o suficiente para transformar aquele momento de satisfação e de aprendizado em ódio. Pois em minutos aquele tão desejado palestrante nos mostrou pessoalmente o seu lado mal educado,torpe, grosso, sem escrúpulos”.

A faculdade emitiu nota pedindo desculpas aos alunos que pagaram para assistir à palestra e lamentando o comportamento do ex-jogador. O departamento de marketing da unidade de ensino informou que a escolha de Oscar para ministrar a palestra foi baseada em outras ações feitas por ele em outras instituições de ensino e que “jamais se esperaria o tipo de comportamento adotado por ele diante do público”. A equipe do NE10 Interior ligou diversas vezes para a assessoria de imprensa do ex-jogador, mas as ligações não foram atendidas

CONFIRA O REGULAMENTO COMPLETO DO CAMPEONATO DE VETERANOS 2014

novembro 20, 2014 por · Comentário
Categoria: Notícias 

a

Regulamento do Campeonato de Veteranos de Monteiro – 2014

01 – O Campeonato de Veteranos de Monteiro – 2014, tem como objetivo principal estimular a amizade e o coleguismo entre os praticantes da modalidade, e oferecer a este segmento a oportunidade da prática  físico-esportiva saudável.

02 – Participarão do Campeonato de Veteranos de Monteiro – 2014 as equipes interessadas que realizarem sua inscrição conforme este regulamento.

03 – Os mandos de jogos e horários  serão da Secretaria de Esportes de Monteiro, a qual se reserva o direito de alterar local e horários de acordo com as  necessidades.

04 – Para participar do campeonato o atleta deverá estar devidamente inscrito, podendo serem inscritos 22 atletas, nascidos do ano de 1976 para trás, ficando liberada a inscrição de um (01) atleta nascido em 1977

05– No caso de uniforme igual, a equipe que estiver com o nome do lado esquerdo na tabela deverá fazer a troca.

06 – No caso de chuva ou outros problemas caberá ao árbitro e a ninguém mais decidir se o jogo pode continuar ou não.

07- É permitido aos capitães das equipes solicitar tempo técnico na metade do 1º e do 2º tempo, apenas nas partidas realizadas às 09 e 30, ou às 14:00.

08 – As equipes deverão levar uma bola em condições de jogo.

09 – Cada equipe será responsável pela sua torcida. Se confirmada atitude inconveniente de uma torcida que possa atrapalhar o andamento da partida a mesma será punida com perda dos pontos ou ate mesmo com a eliminação do campeonato.

10 – Para conhecer os classificados na 1ª fase os critérios serão os seguintes:

1) – Maior número de pontos

2) – Maior número de vitórias

3) – Saldo de gols

4) – Maior número de gols marcados

5) – Menor número de gols sofridos

6)- Confronto Direto

7) – Sorteio

11 – A equipe que der W.O. , na primeira vez o placar será de (1×0) favorável ao adversário . Já no segundo W.O. o placar será automaticamente (1×0) para todos os jogos, e a equipe  estará eliminada do campeonato.

12 – No caso de AGRESSÃO a arbitragem ou pessoa integrante da organização do campeonato, o(s) atleta(as)  serão automaticamente ELIMINADO(S) e suspenso(s) de acordo com o CÓDIGO BRASILEIRO DE JUSTIÇA DESPORTIVA , de todos os campeonatos que recebem apoio da Secretaria Municipal de Esportes

13 – Quaisquer danos materiais praticados por atletas diretores ou torcedores devidamente relatados pelo árbitro da partida , deverão ser ressarcidos pelos autores no prazo de 3 dias e o não comprimento dessa determinação acarretará, podendo a equipe até ser eliminado pelo não cumprimento deste item.

14– As equipes serão responsáveis pelo controle de cartões amarelos e vermelhos e a suspensão sofrida por seus atletas e participantes , sendo que caso utilize atleta em condições irregulares a equipe perderá os pontos da partida a favor do adversário.

 

15 – A Secretaria de Esportes de Monteiro não será responsável por quaisquer  danos físicos aos atletas participantes dentro e fora do campeonato,  antes durante e após as partidas.

16 – Caberá à comissão disciplinar decidir sobre os atletas infratores bem como as equipes que não cumprirem o regulamento deste campeonato onde todos os participantes deverão estar cientes do regulamento.

17 – No banco de reservas poderão ficar apenas atletas devidamente uniformizados e mais o técnico e o massagista.

18 – O banco de reservas NÃO poderá ser completado APÓS o início do segundo tempo.

19 – Atletas expulsos não poderão permanecer no banco de reservas como também atletas cumprindo suspensões.

20 – Os atletas que receberem  3 cartões amarelos ficarão suspensos por 1 partida.

21 – O atleta que receber cartão vermelho ficará suspenso por 1 partida e será julgado pela comissão disciplinar de acordo com o relatório do árbitro.

22 – Não poderá participar atleta usando brincos, pulseiras de ferro ou qualquer outro objeto que possa causar lesão ao adversário e a ele mesmo.

23 – As inscrições serão encerradas na sexta-feira que antecede o início da semi final.

24 – O atleta que esteja inscrito em tempo hábil , conforme este regulamento , poderá participar da partida com a apresentação do título de eleitor.

25 – A tolerância para o inicio das partidas será de 15 minutos em relação à 1ª partida apenas, e após este tempo será considerado W.O,  a não ser por uma justificativa de força maior que será analisada pela comissão disciplinar.

26 – Os atletas reservas deverão permanecer sentados bem como os outros integrantes do banco podendo só permanecer em pé o treinador  e dentro da área técnica.

27 – O prazo para recursos  será de 24 horas após o termino da partida. Sempre em duas vias.

Parágrafo Único: Todos os itens que compõem este regulamento serão aplicados para todas as equipes.

As equipes disputarão o Campeonato Veteranos em sistema de turno único, onde jogarão entre si dentro dos respectivos grupos, classificando-se os 02 (DOIS) primeiros colocados de cada grupo.

Na 2ª Fase e 3ª fases: Será realizado um único jogo eliminatório entre as equipes classificadas.

Parágrafo Único:Em caso de empate durante as partidas, da 2ª e 3ª  Fases, os vencedores serão conhecidos através da cobrança de 05 (Cinco) chutes da marca penal. Em persistindo o empate, serão realizadas cobranças alternadas até que uma equipe adquira vantagem no placar e se conheça o vencedor.

 

 

Próxima Página »