Investir em saúde é garantir qualidade de vida

simorion fotoA área de saúde merece por parte dos poderes públicos, em todos os níveis, as maiores atenções. Saúde é fator fundamental para a qualidade de vida da população.

Os investimentos públicos no setor têm aumentado nos últimos anos, mas ainda são insuficientes para suprir as necessidades de uma demanda que também cresce a cada dia.

A lei fixa os gastos com saúde e os percentuais mínimos para investimento a serem cumpridos pela União, estados e municípios. Os governos terão de aplicar em saúde um volume igual ao do ano anterior, mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com as normas, os estados e o Distrito Federal terão de aplicar 12% do que arrecadam, enquanto os municípios deverão investir 15% de suas receitas. A União, isto é, o Governo Federal, deve investir o correspondente a 1% do PIB em saúde.

Os percentuais definidos mostram claramente uma desigualdade gritante na divisão das responsabilidades, ao constatar-se que para os estados foi fixada a aplicação mínima de 12 por cento da arrecadação, enquanto os municípios são obrigados a aplicar o mínimo de 15 por cento em saúde.

Dependendo da visão administrativa dos gestores, vários municípios se destacam por estarem registrando avanços consideráveis nos serviços de saúde oferecidos ao povo.

E quando se fala em conquistas, não podemos ficar limitados a comemorar a construção e ampliação de unidades básicas ou aquisição de ambulâncias. Isto é importante, porém mais importante ainda é o investimento nas ações preventivas.  

Investimentos em saúde englobam: Atenção Básica; Assistência Hospitalar e Ambulatorial; Suporte Profilático e Terapêutico;

Vigilância Sanitária; Vigilância Epidemiológica e Alimentação e Nutrição.

Merece aplausos e apoio o esforço do poder público municipal em garantir o acesso de toda a população a um conjunto de serviços não somente limitadas à ocorrência de doenças.

Quem investe mais em medicina preventiva, gasta menos com a medicina curativa.

Afinal de contas, já diziam os nossos sábios avós que é melhor prevenir do que remediar.

Por Simorion Matos

Prefeitura de Monteiro lança programa Merenda em Casa

Merenda em casa (1)A Prefeitura Municipal de Monteiro lançou na tarde desta sexta-feira, 29, na Praça João Pessoa, um dos mais ousados programas sociais na história do município, o “Merenda em Casa”. Participaram da solenidade diversas autoridades, professores, pais de alunos e estudantes.

O Merenda em Casa tem o objetivo de desenvolver um trabalho de melhoria nutricional dos estudantes, através de uma alimentação balanceada, que será entregue um kit merenda, todas as sextas-feiras nas unidades de ensino, para os alunos com idade entre 06 meses a 11 anos de idade, matriculados e com freqüência regular nas unidades de ensino do município.

O programa atenderá inicialmente 2.200 crianças semanalmente, de 18 escolas, localizadas na zona urbana e rural. O kit conterá com um cardápio diversificado, sendo a cada final de semana a distribuição de: sopa de carne, sopa de frango, mingau de milho e mingau de leite condensado. Os investimentos no programa serão realizados com recursos próprios do município.

Durante a solenidade de lançamento se apresentaram grupos culturais do programa Mais Educação, de capoeira da Escola Brisa Nunes Braz, karatê da Escola Adalice Remígio e apresentação da aluna Vitória dos Santos Silva, do 6º ano da Escola Adalice Remígio, que foi campeã monteirense das Olimpíadas de língua portuguesa, na categoria poesia.

A médica Micheila Henrique, que representou a Prefeita Edna Henrique, destacou a importância do programa no desenvolvimento de ações voltados no atendimento das crianças, principalmente na melhoria nutricional e no desempenho na escola.

O Prefeito em Exercício Cajó Menezes, destacou que a Prefeita Edna Henrique tem lutado no avanço de políticas de educação, buscando atender quem mais precisa.

“Monteiro é contemplado com um dos mais importantes programas já realizado no município. Um programa que atenderá nas áreas de educação, saúde e o social. O Merenda em Casa será uma revolução na melhoria nutricional de crianças e adolescentes”, afirmou Cajó.

Os estudantes da zona urbana receberam os kits no final do evento, foi servido o produto para degustação dos presentes e ainda, realizada a apresentação da Banda Fanfarra da Escola Municipal Maria do Socorro Aragão.

Na zona rural o cronograma de distribuição do kit merenda acontecerá da seguinte forma:

*DIA 01/09/14- EMEIEF Tobias Remígio Gomes/Sítio Cacimba de Cima 09h00

EMEIEF Benícia Alves de Lima/Sítio Santa Catarina 16h00

*DIA 02/09/14- EMEIEF Laura Lopes Frazão/Sítio Queimadas , com a EMEIEF Manoel Alves dos Santos /Sítio Picos 08h00

EMEIEF Abdon Gomes de Souza/Sítio Boa Esperança, com a EMEIEF Tércio Caldeira/Sítio Pau Ferro 16h00

*DIA 03/09/14- EMEIEF Ginalda de Andrade Barros/Sítio Barreiros 08h00

EMEIEF Manoel Maciel/Sítio Garapa 16h00

*DIA 04/09/214- EMEIEF José Belarmino Alves /Sítio Pitombeira 09h00

*DIA 05/09/14 – EMEIEF Alfredo Viana/Sítio Cacimbinha 09h00

EMEIEF Antônio Rodrigues/Sítio Olho D´Água do Silva 09h00

Ex-prefeito de Princesa Isabel Assis Maria declara apoio à reeleição do deputado João Henrique

exO ex-prefeito de Princesa Isabel, Assis Maria (PR), anunciou nesta sexta-feira (29) seu apoio à reeleição do deputado estadual João Henrique (Democratas).

Liderança popular e carismática, Assis – que já exerceu o cargo de vereador duas vezes e foi eleito prefeito também por duas vezes – disse que o apoio ao deputado foi motivado pela “destacada atuação parlamentar em favor de Princesa Isabel e região”.

“O deputado João Henrique, que já foi votado em duas eleições seguidas na nossa região, é um político simples, humilde, mas muito determinado, atuante, e com compromisso efetivo na solução dos nossos problemas”, afirmou.

A adesão de Assis Maria soma-se ao grupo político liderado pelo ex-deputado Aloysio Pereira – a maior liderança política do município, e seu sucessor, Ricardo Pereira (PC do B) – que apoia a campanha de João Henrique.

A oficialização do apoio deve acontecer na próxima semana, em atividade pública de campanha organizada pelo grupo Pereira para comemorar a adesão.

Padre exorcista diz receber SMS do demônio

padre-exorcista-300x187O padre Marian Rajchel, da cidade polonesa de Jaroslaw, está tendo problemas inusitados com a tecnologia: o religioso está recebendo mensagens de texto malcriadas de ninguém menos que o demônio. Tudo começou quando o padre realizou um exorcismo em uma adolescente e o procedimento não foi bem sucedido. Desde então, o exorcista recebe SMS no celular da garota enviados por Satanás, segundo ele.

Entrevistado, o padre exorcista afirmou: “O autor dessas mensagens é um espírito mau”. Muitas vezes, os donos de telefones celulares nem têm noção de estarem sendo usados desse modo. No entanto, isso é muito claro nesse caso, disse o padre.

De acordo com ele, o demônio não faz cerimônia em usar as novas tecnologias para assediar as pessoas.

Veja o conteúdo de uma das mensagens recebidas pelo padre polonês: “Ela não vai sair deste inferno. Ela é minha e qualquer um que rezar por ela vai morrer”. Rajchel respondeu que rezaria pela garota e obteve outra resposta malcriada: “Cale a boca, pregador. Você não pode salvar a si mesmo. Idiota. Seu patético e velho pregador”.

Rede Paraiba de TV confirma pesquisa Ibope, mas resultado só na próxima semana

201408291240370000002486O diretor presidente da Rede Paraiba de Televisão, empresário Eduardo Carlos, confirmou em contato  que a empresa contratou nova pesquisa do Instituto Ibope, já registrada nos Tribunais Regional e Superior Eleitoral, entretanto a divulgação do resultado só se dará na próxima semana.

 

A informação consolida como efeito a improcedencia de que o resultado de que a rede de televisão divulgaria novos números de pesquisa nesta sexta-feira. “Essa informação não procede”, declarou.
 
Ele explicou que a empresa tem tomado todas as providências normais para contratação, pesquisa em campo, tabulação e divulgação do resultado dentro das regras legais.

Programa ‘Merenda em Casa’ será lançado hoje pela Prefeitura de Monteiro

merendaA Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria Municipal de Educação estará lançando na tarde dessa sexta-feira, 29, a partir das 16h00, na Praça João Pessoa, o programa Merenda em Casa.

O programa tem o objetivo de melhorar o desempenho nutricional dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino, com idade entre 06 meses a 11 anos, matriculadas e com freqüência regular.

Os estudantes beneficiados estarão recebendo todas as sextas-feiras, nas unidades de ensino o Kit Merenda, que levarão para casa, contendo gêneros alimentícios suficientes para a produção de cinco refeições durante o final de semana.

A proposta é atender cerca de 2.200 crianças semanalmente, de 18 escolas da cidade e zona rural, através da merenda que será levada para casa, como forma de melhorar o atendimento nutricional dos estudantes do município.

Zona rural
O programa será entregue também nas unidades de ensino da zona rural, seguindo o cronograma abaixo:

*DIA 01/09/14- EMEIEF Tobias Remígio Gomes/Sítio Cacimba de Cima 09h00

EMEIEF Benícia Alves de Lima/Sítio Santa Catarina 16h00

*DIA 02/09/14- EMEIEF Laura Lopes Frazão/Sítio Queimadas , com a EMEIEF Manoel Alves dos Santos /Sítio Picos 08h00

EMEIEF Abdon Gomes de Souza/Sítio Boa Esperança, com a EMEIEF Tércio Caldeira/Sítio Pau Ferro 16h00

*DIA 03/09/14- EMEIEF Ginalda de Andrade Barros/Sítio Barreiros 08h00

EMEIEF Manoel Maciel/Sítio Garapa 16h00

*DIA 04/09/214- EMEIEF José Belarmino Alves /Sítio Pitombeira 09h00

*DIA 05/09/14 - EMEIEF Alfredo Viana/Sítio Cacimbinha 09h00

EMEIEF Antônio Rodrigues/Sítio Olho D´Água do Silva 09h00

 

Vereadores de Serra Branca aprovam contas de 2012 do prefeito Eduardo Torreão

Eduardo TorreãoComo única matéria na Ordem do Dia, para discussão e votação na Câmara Municipal de Serra Branca, na sexta-feira, 22, as contas referentes ao exercício financeiro do prefeito municipal de Serra Branca Eduardo José Torreão Mota, foram aprovadas por 05 votos favoráveis, contra 03 desfavoráveis.
 
A votação, neste caso é secreta, mas considerando as discussões (defesas, acusações, justificativas, etc.) podemos ter a certeza dos votos.
 
Votaram favoráveis a aprovação os vereadores governistas Heydrich Dias, Diógenes Sales, Paulo Sérgio Araújo, Flávio Torreão e Carlos Kléber. Ao contrário votaram os vereadores Renan Mamede, Josenildo Gonçalves e Paulo Sérgio Barros. A sessão foi presidida pelo vereador Heydrich Dias, considerando a ausência.
 
As contas
 
Pela conclusão da Auditoria do TCE – Tribunal de Contas do Estado, após a análise da defesa, permaneceram as seguintes irregularidades:
 
- Abertura de créditos adicionais – suplementares ou especiais, sem autorização legislativa;
- Ocorrência de Déficit de execução orçamentária, sem a adoção das providências efetivas;
- Não realização de processo licitatório, nos casos previstos na Lei de Licitações, no valor de R$ 1.612.193,85;
- Não aplicação do piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública;
- Não aplicação do percentual mínimo de 25% da receita de impostos, compreendida e proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino – MDE;
- Omissão de valores da dívida fundada;
- Ausência de documentos comprobatórios de despesas, no valor de R$ 216.524,62.
 
Conclusão do Ministério Público
 
Ante ao exposto, o representante do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas opina pela:
 
A – Emissão de PARECER CONTRÁRIO à aprovação da presente Prestação de Contas quanto ao alcance dos objetivos de Governo, assim como a emissão de Acórdão pela IRREGULARIDADE DAS CONTAS no tocante aos atos de gestão referentes ao exercício financeiro de 2012, de responsabilidade do Senhor Eduardo José Torreão Mota;
B – IMPUTAÇÃO DE DÉBITO ao Senhor Eduardo José Torreão Mota, no valor apontado pela Auditoria, c/c a aplicação de MULTA PESSOAL prevista no inciso II do art. 56 da LOTC/PB ao Gestor supracitado, dado o conjunto de irregularidades e à Contadora do Município, devido as falhas contábeis;
C – RECOMENDAÇÃO ao Senhor Eduardo José Torreão Mota, reconduzido ao cargo de Chefe do Poder Executivo de Serra Branca, no sentido de não incorrer nas irregularidades aqui expostas; e
D – REPRESENTAÇÃO ao Ministério Público Comum para apurar as responsabilidades do Senhor Eduardo José Torreão Mota, Prefeito Constitucional de Serra Branca no exercício financeiro de 2012, por força dos atos referidos nesta Prestação de Contas.
 
TCE
 
Apesar de tais irregularidades o Conselheiro Relator, Arthur Paredes Cunha Lima, emitiu voto favorável para que o TCE emitisse Parecer Favorável à Aprovação das contas do prefeito Eduardo Torreão.
 
Segundo o relator todas as irregularidades são sanáveis, e paradoxalmente a isso, pediu a aplicação de multa ao gestor de 3 mil reais por infração grave à norma legal, visto que o prefeito infringiu as leis 4.320/64 e 8.666/93.
 
Voto antecipado
 
O vereador e advogado Diógenes Sales, em sua defesa do voto favorável às contas do prefeito, na tribuna da Casa Leidson a Silva, ressaltou que o voto naquela Casa Legislativa é meramente político, observando que vota sim pela aprovação das contas, assim como votará tantas quantas forem apresentadas, independente do relatório do TCE, e encaminhou também seu voto das próximas contas (2013, 2014, 2015 e 2016): de aprovação.
 
Com No meu Cariri

Flamengo lança terceiro uniforme com tema ecológico e árvore personalizada

201408280539220000009420Numa ação no mínimo inovadora, o Flamengo lançou nesta quinta-feira o seu terceiro uniforme, que irá homenagear a flora brasileira. Com camisa, bermuda e meiões todos vermelhos, o conjunto foi apresentado com o lema “Cultive Flamengo, vista Flamengueira” e sem nenhum jogador do elenco presente.

Uma mudinha de uma planta de folhas vermelhas apelidada de “Flamengueira” dava o tom da cerimônia. Apoiados na questão ecológica, a Adidas e o clube se mostraram bastante orgulhosos da iniciativa. O diretor de marketing do Fla, Bruno Spindel, chegou a dizer que o lançamento se assemelhava ao nível de clubes como Real Madrid, Manchester United e Chelsea.

Com o time voltando de viagem após perder por 3 a 0 para o Coritiba, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira, nenhum atleta do clube compareceu para prestigiar o evento.

Garotos das escolinhas do rubro-negro irão plantar mudas da Flamengueira na Gávea, mas os torcedores também podem adquirir o uniforme que já está em pré-venda e dá direito a um mês grátis no programa de sócio-torcedor do clube. Além disso, os 800 torcedores que comprarem a novidade primeiro ganharão mudas da planta.

A camisa chega às lojas do clube nesta sexta-feira, mas será estreada apenas no dia seis de setembro, contra o Grêmio, às 18h30, no Maracanã.

UFCG em Sumé sediará o I Simpósio de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos do Semiárido

Entre os dias 4 e 6 de dezembro deste ano, acontecerá no Campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande, o I Simpósio de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos do Semiárido (I SENGEBBIO 2014) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). Trata-se de um evento organizado por uma comissão de professores e alunos do curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, vinculado a Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento (UATEC/CDSA).

Para efetuar a inscrição no I SENGEBBIO, o usuário deverá preencher os campos necessários do formulário disponível no sítio eletrônico do evento: http://www.sengebbio.com.br. No mesmo formulário, deverá anexar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (em pdf), de acordo com a categoria (Estudantes de Graduação; Estudantes de Pós-graduação; Professores e outros profissionais).

A inscrição no evento até o dia 1 de setembro custará R$ 40 para estudantes de graduação, R$ 60 para estudantes de pós-graduação e R$ 80 para professores e outros profissionais. Até 1 de outubro, R$ 45 – estudantes de graduação, R$ 65 para estudantes de pós-graduação e R$ 85 – professores e outros profissionais. Até o dia 1 de novembro estes valores serão acrescidos de 5 reais. No dia do evento p valor da inscrição será de R$ 55, R$ 75 e R$ 95, respectivamente para estudantes de graduação, de pós-graduação e professores e outros profissionais.

O I SENGEBBIO  

O I Simpósio de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos do Semiárido (I SENGEBBIO) terá como tema principal “Avanços da Biociência com Ênfase na Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional”.

A proposta deste Simpósio é promover a interação entre cientistas, professores, alunos e profissionais que trabalham com a Biotecnologia e Bioprocessos no Nordeste do Brasil. O objetivo é apresentar os últimos avanços das pesquisas realizadas nas Universidades Brasileiras, Institutos e Empresas, em áreas relacionadas com a Biotecnologia e Bioprocessos.

O Simpósio será realizado em sua primeira edição, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sumé em parceria com outras instituições tais como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Acontecerão apresentações de trabalhos científicos, palestras e minicursos com o objetivo de fornecer aos participantes do evento, ideias e conhecimentos sobre temas atuais e de importância socioeconômicas, contribuindo para a melhoria da sua formação acadêmica e profissional.

O evento abordará temas relacionados à Biotecnologia e aos Bioprocessos, nesse contexto permitirá agregar valores aos recursos naturais e ao avanço de processos na área biotecnológica, contribuindo assim para desenvolvimento tecnológico, geração de empregos, renda e riquezas para a Região.

A coordenação executiva do evento é dos professores Franklin Ferreira de Farias Nóbrega e Michelle Rossana Ferreira Vaz.

Mais informações no sítio eletrônico do evento: http://www.sengebbio.com.br/

Professores do CDSA participam de Seminário Internacional sobre Educação do Campo e Agroecologia no Insa

ufcgcdsa-500x312Os professores do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, Renato Isidro (coordenador do curso) e a Adriana Meira Vital e o estudante Alexandre Limeira (integrante do Pascar), representaram a área de agroecologia do Campus de Sumé no Seminário Internacional sobre Educação do Campo e Agroecologia que aconteceu no Instituto Nacional do Semiárido-INSA até a tarde desta quarta-feira, 27.

O objetivo do evento foi promover reflexões e intercâmbios entre as experiências da área, bem como construir iniciativas e ações conjuntas para contribuir nas diretrizes político-pedagógico para os cursos formais em Agroecologia, a partir da ótica das organizações e movimentos sociais do campo.

O evento foi estruturado em três painéis de discussão: Que Educação do Campo e em Agroecologia temos e queremos? As Experiências brasileiras de Ensino em Agroecologia, e Experiências Latino-americanas em agroecologia.

%d blogueiros gostam disto: