Cidade de Monteiro deixa de ser Sede do Orçamento Democrático no Cariri; Sumé assume o posto

abril 1, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

O governador Ricardo Coutinho lança, na próxima segunda-feira (6), às 9h, o ciclo 2015 do Orçamento Democrático Estadual (ODE). A solenidade acontece no salão nobre do Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa. Na ocasião, serão apresentados o calendário das 16 audiências públicas regionais e as novidades deste ano. A novidade para a região do Cariri é que o município de Monteiro deixou de ser sede da plenária. A nova sede da região será Sumé.

Também serão apresentadas as peças publicitárias do ciclo, a programação da caravana de acompanhamento às obras do Governo do Estado e o cronograma de outras atividades do ODE, como fóruns permanentes de participação popular com segmentos sociais, planejamento democrático, eleição de conselheiros, o IV Seminário Paraibano de Democracia Participativa e o novo portal institucional da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático.

Segundo o secretário executivo do ODE, Gilvanildo Pereira, anualmente o OD Estadual realiza 16 audiências públicas regionais, nas 14 regiões geoadministrativas, envolvendo a participação dos 223 municípios paraibanos. Neste ano, as audiências terão início no dia 10 de abril, em Cajazeiras, e se estenderão até meados do mês de junho. “As audiências regionais são o momento de diálogo direto entre a população, o Governo do Estado e agentes públicos, permitindo, assim, a participação social nas decisões e nos direcionamentos de investimentos públicos concernentes às necessidades específicas de cada região”, comentou o secretário Gilvanildo Pereira.

Depois de Cajazeiras, dia 10 de abril, a equipe do ODE se deslocará para a cidade de Sousa onde, no dia seguinte, sábado (11), será realizada mais uma plenária, a segunda do Ciclo 2015.

Ao todo serão 16 plenárias: Cajazeiras, Sousa, Mamanguape, Guarabira, Princesa Isabel, Patos, Esperança, Solânea, Catolé do Rocha, Pombal, Itaporanga, Cuité, Itabaiana, Sumé, Campina Grande e João Pessoa.

O ciclo do Orçamento Democrático Estadual é uma ação intersetorial de Governo do Estado, que envolve a participação das secretarias e dos demais órgãos da administração estadual e a população paraibana, principal protagonista deste instrumento de participação social.

Novidades para o ciclo 2015 – Uma novidade do ciclo 2015 das audiências regionais serão as inovações tecnológicas, com a substituição do preenchimento manual das fichas de prioridades por sistemas eletrônico e online. Cada participante da audiência poderá indicar três obras, ações ou serviços que gostaria que fossem realizados e, também, elencar a principal obra já executada pelo Governo do Estado em suas respectivas regiões.

A participação online também se dará através de um aplicativo que poderá ser baixado através de tablets e smartphones, por exemplo, nos quais as pessoas poderão escolher as suas prioridades de investimento de interesse regional. O aplicativo vai possibilitar que cada cidadão, através do registro do seu CPF, vote uma única vez entre todas as audiências, independentemente da região referenciada.

Esse novo sistema eletrônico online vai possibilitar, ainda, maior agilidade, eficiência e eficácia no resultado das escolhas das prioridades da população e também subsidiará o relatório final das escolhas para o planejamento democrático e a elaboração das peças orçamentárias do ano subsequente.

A Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual está vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão, Orçamento e Finanças. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones institucionais (83) 3218- 4767 e (83) 3218-4768.

Projeto obriga Cagepa dar desconto em dia que faltar água

abril 1, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

11

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Paraíba que obriga a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba – CAGEPA, a conceder desconto no valor da tarifa mínima mensal do serviço de água e esgoto, proporcionalmente aos dias de falta de fornecimento de água.

Tovar explicou que se aprovado, o consumidor do serviço de água e esgoto terá direito a 1/30 (um trinta avos) de desconto sobre o valor da tarifa mínima mensal do serviço de água e esgoto, por dia de falta de fornecimento de água.

“Se o consumidor paga uma tarifa mensal mínima que independe do seu consumo, nada mais justo que tenha, em contrapartida, a garantia do fornecimento de água por todo o período do mês a que se refere a fatura, razão pela qual, ocorrendo a falta do serviço, a empresa prestadora de serviços de água deve abater o valor da tarifa, proporcionalmente à quantidade de dias em que ausente o serviço”. Justifica.

MaisPB

Monteirenses se dividem sobre quem mente mais. O Homem ou a mulher.

abril 1, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

Uma enquete realizada hoje pela manhã pelo Programa Jornal da 104, da 104 FM de Monteiro dividiu a população . Nas ruas da cidade e por telefone, dezenas de participantes respondiam: Quem mente mais.O Homem,ou será que é a mulher???

As mulheres que participaram da enquete garantiram que os homens banalizaram o ato de mentir e o fazem sem a menor cerimônia. Segundo elas, a principal queixa é quando o homem mente sobre o local onde está, quando interpelados por telefone.

Por outro lado, o público masculino garantiu que são as mulheres quem lideram no quesito mentira. Segundo eles, as mulheres mentem com muito mais qualidade, e conseguem o seu objetivo sem dificuldades quando o fazem.

Os ouvintes do sexo masculino garantiram que as mulheres são verdadeiras artistas, e que ainda tem capacidade extra na hora da mentira, como chorar, dramatizar e isso faz com que elas enganem com a maior facilidade os pobres inocentes do sexo oposto.

“Homem nem mentir sabe. Quando vai mentir pra esposa, bota logo pra suar, treme as mãos, revira os olhos….Já a mulher mente com frieza e se precisar até   chora”, disse uma ouvinte.

A enquete foi ao ar em alusão à passagem do Dia Internacional da Mentira, que foi nesta Quarta feira, 1º de Abril.

Ricardo diz que “não há clima” para greve dos professores e classifica movimento de “aventura”

abril 1, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

O governador Ricardo Coutinho (PSB) afirmou nesta quarta-feira (1º) que “não há clima” para uma greve na educação da Paraíba. Na oportunidade, ele garantiu que irá cobrar as aulas que deixaram de ser realizadas. “O governo vai, naturalmente, cobrar as aulas que o filho do povo tem direito”, disse.

O chefe do executivo estadual também considerou de “aventura” a decisão do magistério de deflagrar greve por tempo indeterminado a partir de hoje. “Lamento a decisão de parte da entidade e é uma espécie de aventura querer extrair mais do setor público do que ele está dando”, pontuou.

Ele também destacou que o governo não tem condições de atender a reivindicação da categoria e lembrou que a administração prometeu estudar a possibilidade de antecipar a segunda parte do reajuste anunciado no início do ano. “Eu não posso considerar a folha infinita. Acho que houve uma precipitação, mas eu tenho certeza de que segunda-feira as escolas estarão funcionando”.

Ricardo ainda observou que foi o governador que concedeu o maior reajuste aos professores, apesar da crise econômica que assola o país. “Eu aumentei em 20% o salário do magistério e  numa crise dessas não tem dinheiro para ampliar a folha que já passou do limite. Eu governo o estado e não uma folha de pessoal ou para uma categoria”, acrescentou.

Monteiro sedia encontro de agricultura familiar do Cariri

abril 1, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

Na manhã desta Terça- Feira dia 31 de Março aconteceu na Câmara de Vereadores de Monteiro o Encontro Regional da Agricultura Familiar. O Evento Organizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar da Paraíba – FETRAF-PB juntamente com os sindicatos da Agricultura Familiar da região do Cariri teve o propósito de discutir as problemáticas que vive os Agricultores e Agricultoras Familiares da Região.

Estiverem participando dos debates; o Presidente da FETRAF-PB Ednaldo Leite, o Delegado Adjunto do MDA-PB Antonio Alves, a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar da Paraíba Mali Trevas, os representantes de Associações Rurais, e agricultores familiares de Monteiro, Prata,Coxixola, Parari, Ouro Velho, Congo, São Sebastião do Umbuzeiro.

Foi uma oportunidade dos Agricultores Familiares conversarem diretamente com os representantes do Governo Federal e do Governo do Estado os quais executam as politicas publicas para o setor.

As discussões se deram com a apresentação das ações que estão sendo executada poda esfera de governo e os projetos futuros e em seguida os agricultores e participantes que fizeram suas falas expondo a situação como estão chegando as políticas publicas para os Agricultores Familiares.

A Secretaria Executiva da Agricultura Familiar da Paraíba falou que a recém criada secretaria está trabalhando em duas políticas publicas para a agricultura Familiar que são: a construção de   barragem subterrânea e o projeto de energia solar.

Já Antonio Alves do MDA falou dos programas PAA, PNAE, Garantia-Safra, e PAC2, disse que hoje os municípios do Cariri tem maquinário suficiente para da assistência aos agricultores familiares e que não se pode aceitar desculpa para não prestar um serviço ao homem do campo.

O Secretario de Agricultura Familiar e Reforma Agrária da FETRAF-PB Arquimedes Amorim falou do Cadastro Ambiental Rural que deve ser preenchido por todos os proprietários de terra ate o dia 05 de Maio de 2015 e informou que os Sindicatos da Agricultura Familiar – SINTRAF de toda região da Cariri vão dar suporte aos Agricultores vinculados auxiliando no preenchimento do CAR.

Ao final Ednaldo Leite presidente da FETRAF-PB disse que com os encaminhamentos feitos neste encontro será elaborado um documento que será encaminhado, e serão acompanhados e cobrados providencias aos problemas e sugestões relatadas pelos Agricultores Familiares.

 

VITRINE DO CARIRI

Redação Blog Congo Noticias

CARIRI RECEBE EVENTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

abril 1, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

 

1

A 5ª Região de Ensino promove nos dias….o 1º EREJA-Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo do evento é fortalecer a Educação de Jovens e Adultos, no contexto atual, e articular os municípios do cariri paraibano, através do encontro possibilitando aos profissionais da EJA ampliar os seus conhecimentos e experiências com: debates, discussões, interação e realização de trabalhos desenvolvidos na EJA do cariri paraibano.

O EREJA deve fortalecer a EJA, através de articulações com todos os municípios integrados a 5º GRE- Monteiro-PB, com discussão, debate, motivação, sistematização de atividades realizadas na modalidade educacional.

O encontro acontecerá no decorrer de um dia, com carga horária de 08 (oito) horas. Com representação da EJA (municípios do cariri paraibano e representantes da GEEJA – Gerência Executiva de Educação Jovens e Adultos) do Estado da Paraíba e Prefeitos.

O evento, terá como temática principal “A Realidade da EJA no Cariri Paraibano”, dentre outras temáticas e abordagens pertencentes ao contexto EJA.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL

O evento será realizado no dia 10 de abril de 2015 no Auditório Municipal de Congo-PB.

 

  • 08:30 – Abertura: formação da mesa com autoridades dos municípios do cariri paraibano e representantes da EJA.
  • 09:00 – Vídeo motivacional, retratando a EJA (PAULO FREIRE).
  • 09:30 – Introdução ao evento, com tema “Papel do Profissional da EJA no Contexto Contemporâneo.
  • 10:30 – Palestra ministrada por Professor Antônio Mariano Sobrinho. Tema: A Importância da Educação Jovens e Adultos no Contexto Atual.
  • 11:00 – Debate com mesa redonda, envolvendo os seguintes temas: Realidade da EJA no Cariri, Perfil e Inclusão do Profissional da EJA.
  • 12:30 – Almoço
  • 14:00 – Apresentação de atividades educacionais EJA, por município e tempo cronometrado de 30 (trinta) minutos para socialização.
  • 17:00 – Encerramento com a coordenação do evento

O evento é uma realização da 5ª GRE- Monteiro-PB, Gerente Regional de Educação: Aristtotenes da Silva Prata.

Coordenação:

  • Maria das Graças Freire Martins
  • Veraneide Paz Duarte
  • Marinaldo Chaves
  • Simone Reis Pereira

abril 1, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

Nesta terça-feira, 31 de março foi comemorado o Dia Mundial da Nutrição e da Saúde, e para isso, é fundamental que seja avaliado o papel de um profissional que muitas vezes nem sequer é conhecido da população: O Nutricionista.

Em Monteiro, vários profissionais desta área se revezam por determinação da gestão municipal através da Prefeita Edna Henrique, para oferecer seus serviços à população monteirense na faixa etária de 0 à 90 anos.

Os nutricionais aplicam seus conhecimentos entre os programas ligados às secretarias de Educação, Saúde e Ação Social.

Programas criados exclusivamente pelo município, a exemplo de Sopa da Gente, Merenda em Casa, Neném Fortinho e Merenda Escolar, além dos atendimentos em todos os PSF’s, nos domicílio, no Caps, e demais autarquias da secretaria de Saúde são assistidos por estes profissionais.

Segundo o nutricionista Rafael Rodrigues Sena, a procura na rede municipal de saúde é muito boa e a população está cada vez mais esclarecida sobre a importância de manter uma dieta saudável através de uma alimentação balanceada.

“Lógico que vários fatores individuais tem que ser respeitados, mas é bom a população saber que é prioridade da prefeita Edna Henrique que a nutrição oferecida publicamente à população seja adequada e siga padrões de qualidade indispensáveis à boa saúde”, completou o nutricionista.

SECOM – PMM

VEREADOR PARABENIZA SUMÉ PELOS SEUS 64 ANOS.

abril 1, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

O vereador oposicionista Juan Pereira parabenizou a cidade de Sumé pela passagem de seu aniversário registrada nesta Quarta feira dia 01º de Abril.

Para o vereador, apesar dos desmandos administrativos da atual gestão, o povo de Sumé ainda tem muito o que se orgulhar de sua terra.

“Sumé é uma terra de artistas, de desportistas, de juristas, de destaques em diversas áreas da sociedade. Uma cidade que mesmo com os percalços, luta, e nos enche de orgulho pelo caráter e pela retidão de seu povo. Parabéns Sumé”, destacou o vereador Juan Pereira.

ESCOLINHA TIRADENTES FICA COM VICE CAMPEONATO DE FUTEBOL EM PERNAMBUCO

abril 1, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

1

A equipe de futebol da Escolinha Tiradentes da cidade de Monteiro conquistou mais um excelente resultado para o esporte da cidade de Monteiro, neste final de semana.

A equipe comandada pelo professor Genival ficou com a segunda colocação na Copa da Liga de futebol sub 16 da cidade de Sertânia,

O vice campeonato trouxe mais um troféu para a galeria dos meninos comandados pelo Professor Genival, que entre outras conquistas, em 2013 foram campeões paraibanos de futebol sub 15.

O professor Genival, realiza um grande trabalho social através do esporte nas áreas de futsal e futebol de campo com alunos a partir de 06 anos de idade.

Acidente entre carro e moto deixa um morto no Cariri  

abril 1, 2015 por · Comentário
Categoria: Notícias 

   1

O condutor de uma motocicleta morreu após um choque entre a moto dele e um caminhão, na tarde desta terça-feira (31), no km 255 da BR-230, na entrada da cidade de Assunção, a 250 km de João Pessoa, no Cariri.

A Polícia Rodoviária Federal disse que tem poucas informações sobre a ocorrência porque os agentes ainda estavam no local, no momento em que a reportagem esteve em contato, até as 16h50, junto com a Polícia Civil, para investigar as causas do acidente.

Segundo a PRF, outros dois acidentes foram registrados em rodovias federais do estado. Um caso sem vítimas ocorreu na região de João Pessoa, na BR-101, e outro no km 142 da BR-104, em Queimadas, região de Campina Grande. Sobre esse caso, a PRF ainda não tinha informações até as 16h50.

Próxima Página »

  • Publicidade

    moveletro


    fabiano-escritorio2
    a1
    a1





    missionario flaviano banner