Categoria: Geral

Flamengo negocia para ter Gustavo Cuéllar: “Fizemos uma oferta”, diz Godinho

cuellarMarcelo Díaz é página virada no Flamengo, e o nome da vez para a diretoria rubro-negra para a posição de volante é Gustavo Cuéllar, vinculado ao Deportivo Cali, da Colômbia, e atualmente emprestado ao Junior Barranquilla, do mesmo país.

Cuéllar, de 23 anos, já defendeu a seleção colombiana. O jogador esteve muito próximo do Cruzeiro, que negociou diretamente com o Cali, mas acabou desistindo, e o Flamengo entrou forte para contratá-lo.

A pedida inicial do Deportivo Cali, detentor de 70% dos direitos econômicos do atleta, foi de US$ 2,1 milhões (cerca de R$ 8,4 milhões), número que assustou ao Flamengo. Mas, de acordo com pessoas envolvidas na operação, isso não deve inviabilizar o acerto. A forma de pagamento ainda vem sendo discutida.

Perguntado sobre o tema, o vice de futebol do Flamengo, Flávio Godinho, não deu dicas, porém confirmou que o colombiano é um dos atletas no radar da direção flamenguista.

– Marcelo Meli (do Boca) interessa? Interessa. Lucas Romero (do Vélez) interessa? Interessa. Gustavo Cuéllar interessa? Interessa. Depende do estilo de jogo que você quer armar seu time. Não comentamos nome, mas claro que todos esses interessam.

Uma hora depois, Godinho admitiu que o interesse foi oficializado com uma proposta.

– Diante da desistência do Cruzeiro, fizemos uma oferta hoje (terça-feira), mas ainda não obtivemos resposta – completou.

Em contato com o GloboEsporte.com, Cuéllar disse que está deixando a negociação nas mãos de seus representantes e somente mencionou rapidamente o nome do Cruzeiro.

– Não, não sei nada sobre o tema na verdade, não sei o que está se negociando. Estou afastado de tudo isso. Não sei se é Cruzeiro. Não (se já havia escutado do interesse rubro-negro), sei que houve interesse há pouco, mas ainda não me comentaram de quem é, estou preocupado em realizar minha pré-temporada por aqui por agora.

Embora garanta desconhecer a aproximação rubro-negra, Cuéllar admitiu que gostaria de atuar no futebol brasileiro.

– Claro. Jogar no Brasil deve ser muito lindo, maravilhoso, mas nada ainda se concretizou.

O empresário Marcelo Manenti, que também representa o meia Lucas Mugni, está tocando a transação e foi enfático.

– A única coisa que posso informar é que a operação está bem encaminhada e adiantada.

INSS tem fila de seis meses para pedir aposentadoria

INSSQuem planeja conseguir uma aposentadoria do INSS neste ano precisará de paciência. A espera entre a data do agendamento e o atendimento chega a seis meses. O Agora consultou datas disponíveis para pedir aposentadorias por idade e por tempo de contribuição em 59 agências na capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior paulista.

Em consulta feita na sexta-feira (15), para o benefício por tempo de contribuição, 48 unidades só tinham vagas a partir de 15 de abril, três meses após o agendamento. Em 12 locais, só seria possível ir ao posto entre os dias 1º e 12 de julho. Para os benefícios por idade, a espera também superava três meses em 44 locais. Em três, havia datas disponíveis só em julho.

Não há prazo mínimo determinado por lei entre o agendamento e a data de entrada na agência, mas a espera deixa de ser razoável quando passa de dois meses, segundo a advogada Adriane Bramante, vice-presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário). “Essa espera ainda é consequência da greve, mas o INSS precisará colocar esses atendimentos em dia”, afirma.

Os funcionários administrativos do INSS ficaram em greve entre julho e setembro de 2015. Os peritos estão parados há quatro meses —e anunciaram nesta segunda (18) que devem voltar ao trabalho no dia 25 de janeiro, ainda em estado de greve. Quem tem direito ao benefício recebe os valores, corrigidos pela inflação, de todos os meses em que esperou pelo atendimento. “Porém, o segurado que descobrir que falta algum tempo de contribuição apenas no dia em que o INSS for analisar sua documentação, terá perdido meses à espera dessa informação.”

Chuvas fortes devem continuar na PB; Aesa deixa alerta

chuvaAs chuvas registradas entre esse domingo (17) e esta segunda-feira (18) ocorrem de forma mais intensa na parte Leste da Paraíba, onde fica a Grande João Pessoa, e por conta de um vórtice ciclônico de altos níveis, que ocorre quando os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, derrubando o ar seco desses níveis para a superfície. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas é de que o tempo continue instável nesta terça-feira (19). O Estado está em situação de alerta para evitar problemas com as chuvas.

Entre as manhãs de domingo e desta segunda-feira choveu mais do que o esperado para todo o mês na capital paraibana. De acordo com a Aesa, a média histórica de janeiro é 80 milímetros e o pluviômetro instalado no bairro Grotão, em João Pessoa, anotou 80,4mm em apenas 24 horas. A previsão é de que o tempo continue instável nesta terça-feira (19).

“Em apenas duas horas, choveu 20,2mm em João Pessoa na manhã desta segunda-feira (18)”, informou Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, ressaltando que é um número volumoso, em especial pelo curto período. As medições ocorreram entre 7h e 9h da manhã, aproximadamente.

Enquanto o fim de semana foi de sol na capital, na região do Cariri ocorreram chuvas isoladas. Foram registradas chuvas significativas nos municípios de São José do Bonfim (53mm), Tavares (50,2mm) e Taperoá (48,3mm). As precipitações foram provocadas por um vórtice ciclônico de altos níveis, sistema meteorológico que provoca alterações no tempo da região Nordeste e atua principalmente entre os meses de dezembro e fevereiro.

“Este fenômeno está contribuindo para o aumento da nebulosidade sobre quase todo o Estado. A tendência é que o tempo permaneça com muitas nuvens e ocorrência de chuvas isoladas também na terça-feira. Poderão ocorrer chuvas mais significativas no Litoral, Brejo e Agreste”, informou a meteorologista Marle Bandeira.

Alerta

Pelas fortes chuvas, a meteorologista afirmou que a Agência já emitiu um aviso a diversos órgãos do Estado, incluindo a Defesa Civil, a fim de que se atente aos perigos que um grande volume de chuvas possa vir a causar em algumas cidades.

“As chuvas do fim de semana foram novamente causadas por um vórtice ciclônico, comum nesta época do ano. Sua localização está contribuindo para as chuvas, em especial da faixa leste da Paraíba”, alertou Marle Bandeira.

Previsão

Nebulosidade variável com chuvas a qualquer hora é a previsão para Agreste, Brejo e Litoral na terça-feira (19), com variações de temperatura entre 22º e 31º; 21º e 29º, e 24º e 31º, respectivamente. Nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em pontos isolados é o previsto para Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão. Nestas regiões, os termômetros devem marcar entre 21º e 32º no Cariri, e 23º e 34ºC no Sertão e Alto Sertão.

com Portal Correio

FMI diz que Brasil não voltará a crescer antes de 2018

dinheiro_maosO Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a ampliar nesta terça-feira (19) a projeção de retração econômica para o Brasil em 2016 e disse não esperar mais a retomada do crescimento em 2017 – o que deve afetar toda a economia mundial, acredita.

Segundo atualização do relatório Perspectiva Econômica Global, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro terá retração de 3,5% em 2016, uma projeção significativamente mais pessimista do que a de queda de 1% divulgada em outubro passado. A recuperação do país, portanto, não acontecerá antes de 2018.

Isso, ressalta o relatório, depois de o país já ter encolhido 3,8% em 2015, em estimativa também revisada para baixo em relação à queda de 3% prevista antes. Já em 2017, o fundo aponta que a economia brasileira ficará estagnada – a previsão anterior era de expansão de 2,3%.

A recessão causada pela incerteza política e contínuas repercussões das investigaçäao na Petrobras, diz o relatório, está sendo “mais profunda e prolongada” do que se esperava. “Em termos de composição por país, as revisões se devem em grande parte ao Brasil”, completa o estudo.

O desempenho da economia brasileira está, portanto, abaixo da região América Latina e Caribe como um todo, cujas expectativas são de recuo de 0,3% do PIB em 2016 e crescimento de 1,6% no ano seguinte.

Dos 16 países mostrados na tabela incluída no relatório, o Brasil é o que tem o pior desempenho projetado para 2016. A economia brasileira pesou sobre as estimativas para o crescimento global, que foram reduzidas em 0,2 ponto percentual tanto para 2016 quanto para 2017 – respectivamente para expansão de 3,4% e 3,6%.

“Essas revisões refletem de maneira substancial, mas não exclusivamente, uma retomada mais fraca nas economias emergentes do que previsto em outubro”, diz o FMI.

O fundo aponta como motivos para o desaquecimento da economia global uma desaceleração mais acentuada do comércio chinês e a queda nos preços das commodities, que afetam o Brasil e outros mercados emergentes.
O FMI piorou também as projeções para as economias desenvolvidas, que deverão crescer 2,1% tanto em 2016 quanto em 2017, ou seja, 0,1 ponto percentual a menos do que o estimado em outubro. A previsão se deve sobretudo aos Estados Unidos. O país deverá crescer 2,6% em 2016 e em 2017 (uma revisão para baixo de 0,2 ponto).

“A menos que as transições-chave na economia mundial ocorram com sucesso, o crescimento global pode derrapar”, alerta o relatório.  A zona do euro, por sua vez, deverá crescer, em seu conjunto, 1,7% neste e no próximo ano, o que se traduz numa melhora de 0,1 ponto percentual em 2016 e na manutenção da projeção para o próximo ano.

Matrículas de alunos para rede estadual de ensino podem ser feitas até amanhã

educaçãoTermina, nesta quarta-feira (20), o prazo das matrículas da rede estadual de ensino para alunos novatos. Os estudantes veteranos já se matricularam. As aulas começam em 11 de fevereiro, com o Dia da Acolhida, quando a escola recebe os estudantes e a comunidade para compartilhar as atividades educativas planejadas para o ano letivo de 2016.

Para efetuar a matrícula, além do preenchimento do formulário, os alunos deverão apresentar cópias da certidão de nascimento, RG e CPF, duas fotos 3 x 4, comprovante de residência e histórico escolar emitido pela escola de origem. O preenchimento de dados para matrícula é feito, exclusivamente, pela internet. Dessa forma, o processo se torna mais ágil, além de reunir dados importantes dos alunos e das unidades de ensino.

Vale lembrar que em 26 unidades de ensino há, também, oportunidades em cursos profissionalizantes, em diversas áreas. Para participar, basta se matricular em uma das escolas que oferecem os cursos e escolher a opção desejada. As unidades com essa modalidade de ensino são chamadas de Escolas Profissionais Técnicas (EPTs). Ao todo, estão sendo oferecidas mais de 2 mil vagas.

Secom-PB

Prêmio acumula e Mega-Sena poderá pagar R$ 19 milhões na quinta; veja as dezenas

mega senaNinguém conseguiu acertar os seis números sorteados nesta terça-feira (12) pela Caixa Econômica Federal na cidade de Serra (ES). O sorteio do concurso 1.779 da Mega-Sena poderia render R$ 12 milhões ao vencedor. Confira as dezenas sorteadas:

12 – 25 – 30 – 39 – 56 – 57

30 apostadores acertaram a quina e vão receber R$ 44.777,18 cada um. Também houve 2.162 pessoas acertando quatro dezenas e cada uma vai levar para casa R$ 887,61.

Primeiro sorteio da semana

O sorteio desta terça-feira foi o primeiro entre três na semana, especial de Verão da Mega-Sena. O concurso 1.780 será realizado na quinta-feira (14) e poderá pagar R$ 19 milhões.

A Caixa Econômica Federal costuma realizar semanas especiais da Mega-Sena durante o ano. Além da Mega Semana de Verão há também a da República, a de Primavera, entre outras.

Como jogar

A Mega-Sena paga milhões para quem acertar seis dezenas. Também é possível ganhar prêmios ao acertar 4 ou 5 números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas. Para isso, é preciso marcar de 6 a 15 números do volante. A aposta mínima custa R$ 3,50 e os jogos podem ser feitos em qualquer casa lotérica do País.

Aesa prevê chuvas isoladas em toda Paraíba nesta quarta-feira

aesaA Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê pancadas de chuvas em todo o estado, nesta quarta-feira (13). Nebulosidade variável com possibilidade de chuva em áreas isoladas, principalmente à noite, é a previsão para Sertão e Alto Sertão.

A variação de nuvens com possibilidade de chuva rápida em áreas isoladas está prevista para Litoral e Agreste e apenas nebulosidade variável no Cariri/Curimataú. De acordo com as medições pluviométricas da Aesa, até a madrugada do dia 11/01, as cinco cidades com maiores precipitações foram Cruz do Espírito Santo (25,1mm); Lagoa Seca (23,7mm); Serraria (19,5mm), e Mãe D’Água (18,0mm).

Segundo a meteorologista da Aesa, Carmen Becker, a parte centro-oeste da Paraíba, neste mês de janeiro, está no período pré-chuvoso. O período oficial de chuvas do Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão vai de fevereiro a maio. No Agreste, Brejo e Litoral, o maior período de precipitação ocorre de abril a julho.

O período pré-chuvoso foi marcado por chuvas isoladas e algumas com maior força por um vórtice ciclônico, ocorrido em dezembro e início de janeiro. “O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis é um fenômeno meteorológico de circulação de ventos de médias e altas atitudes que dura entre sete e dez dias. O último, ocorrido em janeiro, já está enfraquecendo e as chuvas devem diminuir”, explicou Carmen Becker.

Nesta quarta-feira (13), as temperaturas variam entre 24º C e 30ºC no Litoral; entre 19ºC e 28ºC no Brejo, e entre 21ºC e 30ºC no Agreste. Na parte oeste da Paraíba, os termômetros marcarão entre 20ºC e 32ºC no Cariri/Curimataú; variarão entre 22ºC e 34ºC no Sertão e Alto Sertão.

 

Com Ascom

Descaso da Cagepa revolta população da cidade de Monteiro

CAGEPA_PBUm esgoto a céu aberto está dando o que falar no município de Monteiro, devido a fedentina e urina misturada com fezes espalhada na Rua do Limão. A revolta da população também se dá porque o esgoto colabora com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que causa dengue, Zika e chikungunya.

Além do descaso enfrentado pela população, o Governo do Estado retirou da cidade de Monteiro o escritório da Cagepa e o transferiu para o município de Sumé.

Açude de Poções “toma água” e traz novas esperanças para os monteirenses

porcõesAs chuvas que tem caído no Cariri paraibano neste mês de janeiro, trouxeram novas esperanças para o homem do campo, que já prepara a terra para o plantio, como também  para a população monteirense,  que vive um colapso no sistema de abastecimento de água há meses.

O açude de Poções está situada na zona rural  aproximadamente a  15 km do município de Monteiro, teve sua capacidade de água bastante elevada neste mês de Janeiro, como mostra o gráfico , monitorado pela (AESA).

A finalidade principal do açude é o aproveitamento do potencial hídrico para irrigação. A bacia hidrográfica do açude tem 656 kM29 e a região apresenta uma precipitação média de 588 mm. O barramento forma um lago que cobre uma área com 773,41 ha e acumula um volume de 29.861.562 m

Cadastramento biométrico atinge 60% da meta na PB

cadastro-biom-trico-800x5724-300x215Mais de 547 mil eleitores paraibanos já realizaram o cadastramento biométrico executado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A marca foi alcançada na sexta-feira (18), quando o índice de cadastramento atingiu 60,10% da meta, que é de 80% de cadastramento dos eleitores, até janeiro de 2016.

Segundo o TRE-PB, ainda faltam comparecer ao cadastramento cerca de 363 mil paraibanos. Por isso, o órgão vai continuar atendendo os eleitores durante os dias 21 a 23 e 28 a 30 deste mês.

O cadastramento é obrigatório e gratuito e o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou posto de atendimento no seu município portando título de eleitor, se houver, um documento oficial com foto e comprovante de residência não inferior a três meses.

Mesmo quem não é obrigado a votar, como as pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos, devem fazer o recadastramento.

Na Paraíba, os eleitores dos municípios relacionados abaixo devem realizar o cadastramento:

Alagoa Nova, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Amparo, Aparecida, Araçagi, Areia de Baraúnas, Aareial, Assunção, Bananeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Bayeux, Boa Ventura , Boqueirão, Borborema, Cabaceiras, Cacimba de Areia, Cacimbas, Cajazeirinhas, Camalaú, Caraúbas, Caturité, Congo, Coxixola, Cubati, Cuitegi, Curral de Cima, Curral Velho, Desterro, Diamante, Dona Inês, Esperança, Guarabira, Gurjão, Imaculada, Itaporanga, Jacaraú, Juazeirinho, Junco do Seridó, Lagoa de Dentro, Lagoa, Lastro, Livramento, Lucena, Mãe D’Água, Marizópolis, Matinhas, Maturéia, Montadas, Monteiro, Nazarezinho, Olivedos, Parari, Passagem, Patos, Paulista, Pedra Branca, Pedro Régis, Pilões, Pilõezinhos, Pombal, Quixaba, Remígio, Riacho de Santo Antônio, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Luzia, Santa Rita, Santa Teresinha, Santo André, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, São Mamede, São Sebastião de Lagoa de Roça, São Sebastião do Umbuzeiro, São Vicente do Seridó, Serra Branca, Serra Grande, Soledade, Sousa, Sumé, Taperoá, Teixeira, Tenório, Várzea, Vieirópolis e Zabelê.